Saturday, April 25, 2009

... e mais mudanças

Como vocês perceberam, promessa não cumprida. Não atualizo o blog já faz um tempão, mas por um bocado de motivos. Esse post vai ser um resumão deles...
Pra começar, Papis e Mamis estiveram por aqui. Uhu! Mas infelizmente já foram... Foi rápido, mas mesmo assim conseguiram aproveitar bem a cidade e seus arredores, e eu me aproveitar deles pra fazer minha mudança e montar o apê novo (além de comer comida decente, pra variar...).

A estada deles foi meio doida, desde o 1º dia, quando se viram na rua porque o hotel em que eles fizeram reserva foi meio que uma furada e não tinha recepção pra recebê-los (???). Acabou que o dono entrou em contato comigo e acabou tudo bem... ou quase... Um quarto (dos 3 do hotel) minúsculo, sem TV, frigobar ou qualquer outro luxo, mas que no fim teve que me abrigar também por uns dias por causa de uma confusão com as datas de entrega e recebimento dos apês. Pelo menos a localização era fantástica, bem no centre-ville, do lado do metro. Ou seja, não tinha como passar fome.

Mudando para o apê novo, ainda faltavam os móveis, já que eu só tinha a mesa que comprei logo que cheguei. Foram, no total, 4 visitas ao Ikea (a Tok Stock daqui. Na verdade é sueca) porque sempre descobríamos que faltava alguma coisa. Fora isso, ainda tínhamos que montar tudo, porque a loja entrega tudo desmontado. Ainda bem que eu tenho o pai que tenho e que, por um acaso, estava de passagem por aqui!

O último detalhe: como eu tive que sair do apê antigo antes do previsto, tive que fazer a mudança das minhas coisas antes de poder entrar no apê novo. Solução: escala das coisas na casa do Guilherme e da Dani (os mineiros de quem já comentei aqui). Foram umas 3 viagens levando (metro + ônibus + 1 help duma colega da francização que tem carro) e mais umas 3 tirando coisa de lá (à pé, porque é aqui perto). Isso sem contar umas coisas que conseguimos trazer direto pra cá. É impressionante o quanto de tralha que conseguimos juntar em um período tão curto...!

Preciso abrir um parênteses pra falar das visitas dos interessados no apê de Beaudry, já que eu tava passando antes de terminar o contrato. Bom, elas começaram durante uma semana meio zoada, em que eu tinha pego a gripe mais forte desde que cheguei. Mas o proprietário me ligava, agendava um horário em que eu estivesse lá, ou então ele mesmo fazia as visitas sem eu estar lá. Aconteceu que às vezes ele não ligava, e como eu estava mal, nem tava indo pra aula. Imaginem minha cara recebendo as pessoas... Enfim, apareceu de tudo, inclusive um cara bêbado querendo o apê de qualquer jeito! No fim deu tudo certo.

Bom, fora mudanças, limpezas, comida e Ikeas, até que meus pais conseguiram conhecer bastante coisa da cidade, que na verdade é meio estranha nessa época, já que as árvores ainda estão secas, ainda tá meio frio, mas a neve já derreteu quase toda e aquela sujeira que ela cobria, começou a aparecer na rua. Mas pelo visto, se divertiram! Até num jogo dos Globetrotters eu levei eles! (tentem imaginar minha mãe num jogo dos Globetrotters...)

Fora Montréal, fomos pra Ottawa num fim de semana e pra Québec City no outro. No 1º foi praticamente o mesmo roteiro do passeio que fiz com a Carol no começo do ano, mas com a diferença de que entramos no parlamento (o que não quer dizer muita coisa pra mim, já que não entendo direito até hoje como é que funciona o governo daqui...). Em Québec, a grande diferença das outras vezes em que fui pra lá foi o sol. Foi a 1ª vez que senti calor por lá!
Nos últimos dias, eles foram pra Toronto encontrar com o Dimas, a Ângela, o Ricardo (do
Picolé de Candango) e a Clarissa. Eu fui na sexta pra encontrar com todo mundo também.

Em Toronto propriamente dito quase não ficamos, já que fizemos uma excursão pra ver a Niagara Falls. Aí sim me senti realmente “fora de casa” ou “num outro país”, já que lá a coisa é toda voltada pro turismo. Fora que estava fazendo um calorão (tá bom, devia estar uns 20 ou 22ºC, mas de qualquer forma foi meu recorde pessoal!) que consegui finalmente sair só de camiseta na rua! E além das Cataratas, o Ricardo nos levou pra conhecer uma cidadezinha bem bacana que fica ali perto, a Niagara-on-the-lake. Quando me aposentar é pra lá que quero ir!

Foi bom enquanto durou, mas no domingo eles se foram, cansados mas satisfeitos (com o gol do Ronaldo também!).


E volto pra rotina de francização de novo. Na verdade, pra última semana, a de provas. Hoje foi a última e, pra dizer a verdade, vou sentir falta. Nem tanto das aulas (lógico), mas de encontrar com o pessoal todos os dias. Só nem tanto porque fiz inscrição pro curso de francês oral, também do governo, também remunerado, que começa dia 12 de maio, mas não com os mesmos colegas. Na verdade uma só colega também vai fazer o mesmo curso, os outros preferiram fazer o curso de francês escrito. Eu optei pelo outro porque ainda fico com agonia de não entender as pessoas conversando na rua.

Obviamente que esse é só meu plano B, já que o objetivo principal voltou a ser trabalhar! Agora com um currículo mais estruturado, uma carta de apresentação mais “apresentável” e um portifólio on-line, as perspectivas são mais concretas. Se bem que hoje reconheço a importância dessas aulas do governo... mas chega dessa brincadeira, certo?
De qualquer forma, ficou combinado de nos reunirmos 1 vez por mês pra fazermos nossa terapia de grupo. :)


Bom, e finalmente a Carol chega amanhã. Uhu! Daqui pra frente terei com quem compartilhar toda essa tensão e angústia, além de comer comida boa (leia-se “não feita por mim”)! Além disso, como ela vai estar aqui comigo e com certeza vai escrever também, esse blog faz sua despedida e os futuros posts (mais curtos, porém mais freqüentes) irão para o novíssimo http://www.dennisecarolnoquebecuhu.blogspot.com , ok? (ainda não está no ar, mas quando estiver eu aviso por aqui!)


Atualização: a Carol chegou bem, cansada mas bem. Mas eu nunca tinha visto tanta roupa junta...!!!